Com economia de R$ 94 mil, TRE-MT dobra velocidade e amplia controle sobre conexão de dados

Paniel de monitoramento de dados na Seção de Gerência de Redes - Foto: Alair Ribeiro
Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem ampliado a velocidade e o controle sobre o tráfego de dados digitais entre os cartórios do interior e a sede do órgão em Cuiabá. A equipe responsável pela rede de tecnologia da informação do tribunal, e sua interligação, desenvolveu uma ferramenta de controle dos dados dentro do próprio TRE-MT, ampliando a segurança e confiabilidade dos dados. Trata-se da utilização de tuneis de navegação (Virtual Private Network – VPN). Com a novidade, foi possível reavaliar o contrato firmado junto à empresa de telefonia que presta serviço à Justiça Eleitoral, resultando em uma economia de aproximadamente 39%, ou seja, R$ 94,2 mil.

“A Rede Regional é formada por um conjunto de links de acesso à Internet instalados nos cartórios eleitorais e na sede do TRE-MT, que, através do estabelecimento de túneis privativos (VPN), formam uma rede de dados que interliga as unidades do interior à sede do tribunal. Essa interligação através de VPN é um projeto desenvolvido pela Seção de Gerência de Redes e substituirá totalmente uma outra rede, denominada Backbone Secundário, formada pela tecnologia MPLS, onde a responsabilidade pela privacidade e segurança dos dados é de responsabilidade da operadora”, destacou o responsável pelo projeto, Luiz Cesar Darienzo.

Ele explica que as mudanças já instaladas, além de aumentar o controle sobre os dados, possibilitaram ampliar a velocidade da conexão entre os cartórios e a sede. “No contrato anterior haviam links entre 512Kbps (Kilo bits por segundo) e 2 Mbps (Mega bits por segundo). Nessa nova rede, todos os links possuem velocidades entre 2Mbps e 4Mbps. Analisando as mudanças de velocidade realizadas, a menor ampliação de velocidade foi de 100% e a maior de 300%”.

As ampliações de velocidade fazem parte de um projeto chamado Broadband, iniciado em 2013, cujo objetivo era a ampliação das velocidades de conexão. Antes de 2013, as velocidades presentes no TRE-MT variavam entre 128 Kbps e 512 Kbps.

 

Repórter Daniel Dino

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30