Pleno se despede do Procurador Regional Eleitoral Douglas Guilherme

Despedida do Procurador Regional Eleitoral Dr Douglas Guilherme Fernandes em 01.12.2016 - Foto: ...
Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Nesta quinta-feira (01/12), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso se despediu do Procurador Regional Eleitoral Douglas Guilherme Fernandes, que deixa o cargo após quase três anos de exercício. A Corte prestou homenagens e decidiu que fosse registrado no assentamento funcional do procurador, uma Nota de Elogio por ter exercido a função com excelência, serenidade e dignidade.

O Ministério Público Federal ainda não indicou quem irá exercer o cargo de Procurador Regional Eleitoral, enquanto isso, a função será exercida pelo procurador substituto, Cleber de Oliveira Tavares Neto.

A presidente do TRE, desembargadora Maria Helena Póvoas deu boas vindas ao procurador substituto, a quem desejou uma excelente atuação e que agregue, assim como foi a do doutor Douglas.

"Doutor Cleber, em nome desta Corte te desejo boas vindas e faço votos para que Vossa Excelência seja um agregador como sempre foi o nosso querido Douglas, a quem sempre me referi como o nosso caçula, o nosso menino, o nosso jovem daqui e que deixou um exemplo que foge da idade dele, não do aspecto da bagagem técnica, mas no aspecto da serenidade com que se posicionou durante todo o processo eleitoral e de todo o tempo que aqui esteve. A sua bagagem técnica não se discute, ela é reconhecida em todo canto desse estado e principalmente aqui, na Justiça Eleitoral. Eu tenho por Vossa Excelência, doutor Douglas, um carinho muito especial, independente do profissional que aqui atua. Vai com Deus, obrigada!", discursou a presidente, muito emocionada.

Coube ao juiz membro Paulo Cézar Alves Sodré proferir o discurso em nome de toda a Corte.  "Em que pese o grau de responsabilidade a mim outorgada, confesso que dificuldade alguma há em falar a respeito do Doutor Douglas Fernandes. Pelo contrário, é muito fácil e diria, um prazer falar a ele e a respeito dele. Nos quase três anos que esteve à frente da Procuradoria Regional Eleitoral desempenhou com galhardia, nobreza, lealdade, e acima de tudo, com muita eficiência a função que lhe coube. Dentre às várias características que lhe marcam, sem dúvida alguma, se sobressaem além da competência que lhe é inata, a generosidade, a urbanidade, a fina educação e o respeito ao próximo, principalmente com o seu interlocutor. A propósito, mesmo naquelas causas mais complexas e de maior contenda, não se viu em momento algum Vossa Excelência discutir ou exasperar-se com os doutos advogados que pela Tribuna passaram. O que se viu foi, mesmo quando das suas sustentações orais, um respeitoso e profícuo diálogo com os advogados. Expôs seus pensamentos e pontos de vistas, com firmeza e clareza, sem, entretanto, fazer do outrem um adversário, coisa rara nos dias atuais, onde o que impera é a intolerância". ( veja discurso completo ).

O juiz membro Flávio Bertin também pediu a palavra e desejou ao homenageado sucesso em sua nova jornada. "Vossa Excelência sempre foi para mim motivo de orgulho por tê-lo aqui (na Corte) e também de exemplo. Exemplo este que eu não poupo de dizer aos meus filhos. Cito-o com muita frequência, clamando aos meus filhos que sigam os seus passos. Como jovem que é, com certeza é um jovem profissional de capacidade ímpar e principalmente, de fino trato. Sei que Vossa Excelência vai para um lugar bacana, para o estado de São Paulo, que será gratificado com sua competência e pessoa. Que a sua vida profissional seja pautada nesse estilo que Vossa Excelência tem. Sinto pela sua partida, mas ao mesmo tempo fico muito feliz em saber que está galgando novos horizontes, novos desafios em sua vida. Vá com Deus".


Nota de Elogio

O juiz membro Marcos Faleiros da Silva propôs o registro de Nota de Elogio na ficha funcional do homenageado, em razão de sua atuação digna, eficiente e elogiosa. Já a desembargadora Maria Helena propôs que o TRE envie à Procuradoria Geral do Estado, uma Nota de Elogio ao doutor Douglas pelos serviços prestados à Corte e a sociedade mato-grossense. As duas propostas foram acatadas por todos os membros do Pleno.


Douglas agradece as homenagens e destaca a satisfação de ter atuado na Justiça Eleitoral

Atento a todas as palavras recebidas, Douglas agradeceu o carinho de todos os colegas e destacou todas as iniciativas implantadas pela Procuradoria Regional Eleitoral no período em que exerceu o cargo. "A minha passagem por aqui, eu só tenho que agradecer por esta oportunidade de ter vivido essa experiência. Eu me recordo de ter tido uma aula de Direito Eleitoral, em que o professor falou: 'em breve vocês serão Procuradores Regionais Eleitorais', e quando ouvi aquilo, pensei: 'não, ele está doido! Nunca quero ser Procurador Regional Eleitoral'. Tomei posse, fui ao Maranhão, depois de dez meses vim para Cuiabá e quando cheguei aqui, me deparei com a oportunidade de assumir a função. Eu não sei o que houve, mas no momento que surgiu a vaga, falei: 'Vou tentar ser Procurador Regional Eleitoral', e consegui. A Procuradoria Regional Eleitoral só me trouxe alegrias. Seja pela matéria do Direito Eleitoral que é um ramo do direito extremamente apaixonante e dinâmico. Além disso, o ambiente de trabalho aqui do Tribunal é extremamente agradável, e tudo isso contribui certamente para que a função seja extremamente gratificante. Eu só posso agradecer a todos os membros daqui do Pleno, que sempre foram gentis e cordiais, os servidores da Casa, os terceirizados, os advogados com quem sempre tive uma boa relação. É obvio que não consegui fazer tudo o que gostaria, mas acredito que consegui fazer alguns trabalhos importantes, que eu tenho certeza que o doutor Cleber vai conseguir dar continuidade e melhorar o trabalho da Procuradoria. A gente sempre se baseia, como diz, sobe no ombro dos gigantes que antecederam. Eu subi no ombro do doutor Marcelo, doutor Thiago, e espero deixar então uma colaboração para que o doutor Cleber possa avançar ainda mais no trabalho da Procuradoria".


Jornalista: Andréa Martins Oliveira

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30