Programa Voto Consciente: Escola Antônio Epaminondas dá início à campanha eleitoral

Lançamento do Programa Voto Consciente 2016 Escola Antônio Epaminondas.

Paredes com cartazes, apresentação de jingles e alunos caracterizados. Foi assim que os estudantes da escola estadual Antônio Epaminondas lançaram os partidos que representam políticas públicas, na manhã desta sexta-feira (26/08). O evento, que antecipa as eleições escolares, faz parte do plano de ação do programa Voto Consciente, coordenado pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

"Precisamos quebrar os paradigmas da concepção dos  jovens como  objeto político. Vamos provar que vocês são  sujeito da história e  capazes de fazer propostas de mudanças. Neste projeto vocês aprenderão que para votar é necessário conhecer quem os representará. Acredito que muitos de vocês poderão ser  os nossos futuros administradores  com condições de mudar a realidade do nosso país", disse a coordenadora da Escola Judiciária, Janis Eyer Nakahati, aos estudantes.

De forma organizada, os representantes dos partidos apresentaram as medidas que viabilizam melhorias no ambiente escolar. Cada partido é formado por cinco estudantes e um docente orientador.

Os alunos do Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) pretendem fazer projetos voltados para a qualidade de vida dos alunos. Como exemplo disso, eles prometeram elaborar um cardápio fixo para a merenda escolar, com inserção de frutas e verduras na alimentação, bem como realizar ginásticas laborais e palestras contra o bullying e Doenças Sexualmente Transmitidas (DST).

Reformar os vestiários e criar espaços de lazer são as principais propostas apresentadas pelo Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL). O partido também deseja desenvolver projetos que proporcionam o repouso dos estudantes nos momentos de intervalos.

Caracterizados, os jovens que compõem o Partido do Respeito às Diversidades (PRD) chamaram a atenção dos colegas ao defender as propostas do grupo. A intenção desta equipe é fazer palestras temáticas, rodas de conversas, semana cultural e aulas de campo, todos com discussão sobre o respeito à diversidade.

"O nosso intuito é que os alunos tenham voz", disse Luis Henrique Gonçalves, ao descrever o objetivo do Partido da Ética e Cidadania (PEC). O grupo de alunos quer montar o grêmio escolar para defender os direitos dos estudantes, além de melhorar a infraestrutura nas salas de aulas.

Já os alunos do Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) adotou a ideia de fazer ciclo de palestras sobre o cuidado do meio ambiente e realizar passeios ecológicos.

A coordenadora da instituição disse que o projeto tem auxiliado os jovens estudantes a analisarem os direitos deles como futuros eleitores. "A parceria com o Voto Consciente traz um retorno significante, pois a participação dos alunos têm crescido. Agora eles estão aprendendo a fazer as suas escolhas e no futuro melhorar a nossa sociedade".  

Neste momento, os alunos iniciaram a campanha eleitoral em que poderão pedir votos aos colegas da escola.

 

Outros lançamentos

No próximo dia 31 de agosto, a escola Deputado Salim Nadaf, em Várzea Grande, que também é participante do Programa Voto Consciente, lançará os partidos que representam políticas públicas. O evento acontecerá a partir das 9h30, nas dependências da instituição.

Além das escolas Antônio Epaminondas e Salim Nadaf, outras três escolas também participam do programa. São elas: Leônidas Antero de Matos, André Luiz da Silva Reis – localizadas em Cuiabá – e Dungas Rodrigues, em Várzea Grande.

 

Eleições nas escolas

Ainda neste ano, todas as cinco escolas escolhidas para participarem do programa Voto Consciente realizarão Visitas Guiadas no TRE-MT e eleições no ambiente escolar.

Nas eleições os concorrentes são os partidos que representam as políticas públicas. O grupo que ganhar as eleições promoverá as mudanças necessárias dentro da comunidade escolar, com o auxílio dos demais estudantes.



GALERIA DE FOTOS: FANPAGE ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL DE MT 

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30