TRE inicia 1º ciclo do projeto Gestão de Pessoas por Competência

Gescom MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realiza, no mês de dezembro, o 1º ciclo do projeto Gestão de Pessoas por Competência. A iniciativa tem como objetivo promover a avaliação dos servidores para identificar os pontos fortes e fracos (lacunas) nos seus desempenhos. Com base nos resultados, a Justiça Eleitoral irá adotar um plano de ação que garanta o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, por meio de capacitações voltadas para as demandas detectadas.

Neste 1º ciclo serão avaliados a alta administração do Tribunal, como diretor geral, secretários, assessores da Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, além do coordenador de Controle Interno e Auditoria. Eles serão avaliados pelos subordinados que ocupam cargos de chefes de seção, os quais irão, por meio do preenchimento de um questionário, analisar se seus superiores possuem conhecimento para a execução de suas tarefas com qualidade; habilidade para executar na prática o que lhe foi estipulado; e atitude para realizar o trabalho com qualidade, eficiência e eficácia. Os demais servidores serão avaliados em outros ciclos.

Todos os questionários serão catalogados e planilhados. E é com base nessas informações que a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), responsável pelo projeto, irá identificar quais habilidades, conhecimentos e atitudes precisam ser melhoradas pelo servidor avaliado e após, traçar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que conterá as ações de aprendizagem – cursos e capacitações, necessárias para superar as lacunas de competências observadas na avaliação.

“A Gestão de Pessoas por Competência consiste em avaliar se o servidor lotado em determinado cargo está apto para o seu exercício. Se a avaliação apontar lacuna na atuação desse profissional, a solução é ofertar oportunidades de qualificação e melhorias para o desempenho profissional. Ao final, esse servidor obterá desenvolvimento e se sentirá motivado e reconhecido”, destacou o secretário de gestão de pessoas, Valmir Nascimento Milomem Santos.

Além disso, Valmir explica que o processo permite também que o servidor conheça os cargos e as funções que compõem o organograma da Instituição e quais habilidades, técnicas e conhecimentos são necessárias para ocupá-lo. “Há situações em que o servidor não está contente no cargo que ocupa e tem vontade de desempenhar outra função. Ele pode, se desejar e tiver qualificação, ir para esse novo posto e se não estiver apto, poderá qualificar-se para tanto. O objetivo é que o servidor esteja qualificado para o cargo que ocupa, e se sinta realizado no exercício do seu labor”.

A Coordenadora de Educação e Desenvolvimento, Luciana de Almeida Callejas, destaca que a adoção de uma Gestão de Pessoas por Competência traz ganhos para o servidor e para o Tribunal. “Essa ferramenta de gestão permite alinharmos o desempenho de todos os colaboradores com os objetivos estratégicos e operacionais da Instituição, que consiste em conduzir o processo eleitoral com transparência e agilidade e fortalecer a democracia, bem como ser capaz de planejar, executar, coordenar e avaliar o atendimento ao cidadão”.

Nos ciclos futuros serão avaliados todos os servidores efetivos do Tribunal, bem como os removidos ou cedidos para outros órgãos, os requisitados e os quem ocupem cargo ou função comissionada.

Os processos avaliativos serão realizados em três ciclos por ano. O resultado irá subsidiar os planos de desenvolvimento individual e as ações de capacitação elaboradas pela Secretaria de Gestão de Pessoas.

 

INDICADORES

 

A fim de obter maior objetividade na avaliação do desempenho dos servidores, o questionário aponta uma lista de indicadores para cada competência mapeada. “Esses indicadores representam o que é esperado do servidor para cada nível organizacional”, frisou o secretário de Gestão de Pessoas.

Há as competências que todos os servidores devem ter, as chamadas comuns e são elas: prontidão; comprometimento; visão abrangente da organização; comunicação; trabalho em equipe; e recursos (conhecimentos técnicos).

Além dessas, existem as competências comuns a todos os gestores, denominadas de gerenciais. Estes devem ter capacidade de estabelecer os objetivos da unidade em que atua alinhado aos objetivos da instituição (visão estratégica), capacidade de rever suas posições, acatar novas ideias e valores diferentes (resilência); capacidade de identificar alternativas de ação e tomar decisões (tomada de decisão); capacidade de expressar-se de forma clara e objetiva (comunicação); capacidade de promover e compartilhar conhecimentos (gestão de conhecimento); capacidade de liderar pessoas e orientar a equipe, gerenciar conflitos (liderança) e capacidade de estipular e estabelecer estratégias para atingir os resultados (orientação/foco).

Repórter: Andréa Martins Oliveira

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30