Canal do Mesário

Veja se você foi convocado para as Eleições 2018: consulta mesários convocados.

O mesário é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos.

O mesário colabora com a lisura do processo eleitoral, viabiliza as eleições e fortalece a democracia. Cabe ao mesário facilitar e assegurar ao eleitor o exercício do direito de votar e ser votado e que sua vontade seja respeitada.

Para orientar seu trabalho, o mesário recebe treinamento específico  a ser programado pelo Cartório Eleitoral e ainda pode baixar o Aplicativo Mesário, disponibilizado pela Justiça Eleitoral.

Aplicativo mesários:

Android iOS

Os mesários podem também realizar o Treinamento a Distância, conforme definição de seu Cartório Eleitoral.

Vale lembrar que qualquer eleitor pode participar do programa Mesário Voluntário , para isso é só fazer seu cadastro no site do TRE ou entrar em contato com o seu Cartório Eleitoral.

O TRE/MT firmou diversos Termos de Cooperação Técnica para o Programa Mesário Voluntário, com muitos benefícios aos mesários participantes. Veja se sua instituição faz parte do programa clicando aqui.

Neste espaço, o mesário encontra informações relacionadas às suas atribuições e aos benefícios que lhe são concedidos e muitas orientações que visam facilitar seu trabalho no dia da eleição.

Pode também acessar as perguntas frequentes.

Mesário, sua participação é fundamental para o sucesso das eleições. A Justiça Eleitoral valoriza e agradece seu empenho.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com o seu Cartório Eleitoral.

Veja também:


Além de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos, o mesário é dispensado do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Lei nº 9.054/97, art. 98)  e, em concursos públicos da Justiça Eleitoral ou outros, é concedido a ele o desempate, se for o caso, desde que prevista essa possibilidade em edital.

Informações detalhadas podem ser obtidas no Folder Empregadores.

Conheça a legislação relacionada ao mesário:

 

 

Para mais esclarecimentos sobre a legislação relacionada ao mesário, entre em contato com a Ouvidoria do Tribunal.