Parceria para divulgação de resultados

Atenção:  Os arquivos oficiais já estão disponíveis para download no endereço http://parceiros.tse.jus.br.
Os códigos de eleição são: 220 (1 turno) e 221 (2 turno).

A parceria para divulgação de resultados é um acordo firmado entre a Justiça Eleitoral e empresas de telecomunicação, veículos de imprensa e provedores de acesso à internet.

Seu objetivo é fornecer, durante a totalização dos resultados das eleições, dados da apuração dos votos, bem como o suporte necessário para o tratamento dessas informações.

Os termos dessa parceria são regidos pelos arts. 157 a 164 da Resolução-TSE nº 23.456/2015, que dispõe sobre os atos preparatórios para as Eleições de 2016.

 

Informações para o dia da Eleição (02/10/2016): 

  • A URL para acesso aos arquivos oficiais é http://parceiros.tse.jus.br. Os códigos de eleição são: 220 (1 turno) e 221 (2 turno). O código do plebiscito de Rosana-SP é 223.
  • No dia da eleição não haverá suporte via e-mail, pois estaremos desconectados da internet por motivos de segurança. O suporte será feito por telefone. 
  • A infraestrutura de divulgação de resultados utilizada pelo TSE possui sistema de proteção contra ataques. Tal sistema de proteção bloqueia por 10 minutos os endereços IP que realizem mais de 300 acessos por segundo. Os parceiros que desenvolveram aplicativo próprio deverão configurar seus sistemas para que não ultrapassem esse limite.
  • Todos os arquivos XML iniciais com votos zerados já estão disponíveis, entretanto podem sofrer alteração a partir das 12h do sábado.



Cadastramento dos parceiros: 

  • O cadastramento dos parceiros foi finalizado, conforme estabelecido na Resolução-TSE nº 23.456/2015.
  • Segundo a Resolução nº 23.456/2015, § 3º, para cadastramento, na Justiça Eleitoral, com finalidade de divulgação dos resultados, a entidade interessada deverá cumprir as seguintes exigências:
    I - ser provedora de acesso à internet, empresa de telecomunicação, veículo de imprensa ou partido político com representação na Câmara Federal;
    II - acatar as orientações, critérios e prazos determinados pelos órgãos da Justiça Eleitoral;
    III - disponibilizar os resultados gratuitamente a qualquer interessado;
    IV - divulgar os dados recebidos, informando a sua origem;
    V - ter inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) com situação regular na Secretaria da Receita Federal do Brasil;
    VI - cadastrar-se na Justiça Eleitoral no prazo e nos moldes estabelecidos nesta resolução.
  • Acesse a relação das entidades cadastradas.



Eventos ocorridos:

  • Simulado com os parceiros (dias 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30/09). Foram disponibilizados dados simulados para os parceiros testarem suas aplicações. 
  • Dia 04/07 - Audiência com os interessados em firmar parceria para a divulgação dos resultados. A reunião visa apresentar os detalhes da parceria e esclarecer os procedimentos tecnológicos utilizados na divulgação. Foi realizada das 10h30 às 18h, no Auditório I do edifício-sede do TSE, em Brasília. Os vídeos podem ser acessados nos links abaixo.


Softwares:

Mudanças na versão 16.10.1 do Divulga:

  • Correção referente à apresentação de partidos inaptos na coligação;
  • Correção nas funcionalidades de exportação (arquivo texto/pdf);
  • Melhorias e correção de bugs.

Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social +